sexta-feira, 8 de setembro de 2017

#DiaDeSporting: Feirense - Sporting (e o fecho do mercado)

Depois de dois jogos na Selecção que trouxeram dois resultados positivos e uma lesão de Fábio Coentrão, assim como terminado o fecho de um mercado de transferências sempre angustiante (que, depois das alterações anunciadas pela liga inglesa, deverá sofrer outras mais, a nível da UEFA, para trazer maior regulação e estabilidade às ligas nacionais), regressamos à competição que desejamos mais vencer: o campeonato nacional. O Sporting tinha, pelo menos, cinco jogadores com muito mercado: Rui Patrício (cuja venda por valores que interessem ao clube será sempre difícil), William Carvalho, Adrien, Gelson Martins e Bas Dost. Destes jogadores, Adrien é aquele cuja venda seria mais benéfica: por estar no limite em termos de idade e potencial desportivo e financeiro (faz 29 anos no início do próximo ano), e por jogar, também, numa posição onde o Sporting se precaveu com um excelente jogador e um bom reforço (Bruno Fernandes e Battaglia, respectivamente). Qualquer outro jogador seria muito mais difícil de substituir do que Adrien Silva, e com a provável titularidade de Bruno Fernandes, no centro do meio-campo, a equipa poderá ter, nessa posição, características que favoreçam ainda mais o seu jogo ofensivo, algo determinante para a regularidade de vitórias e a conquista do campeonato. Outra boa notícia é, também, a permanência de William Carvalho, uma peça fundamental no jogo com bola e alguém cujas características seriam muito difíceis de substituir no nosso plantel (Petrovic ou Palhinha não oferecem o mesmo). Fez bem o Sporting em rejeitar as propostas que vieram por ele: a sua saída por menos de 35 milhões de euros seria sempre negativa para o clube.

Quanto ao jogo de hoje, e para além da ausência de Fábio Coentrão, Podence, a recuperar de lesão, ainda não se encontra na lista de convocados. Acuña e Coates jogaram pelas suas selecções, na América do Sul, e regressaram apenas há dois dias, pelo que a sua não-utilização poderá também estar a ser encarada (pensando, também, no primeiro jogo da Champions, já na próxima terça, contra o Olympiakos). Este é o nosso onze:

Rui Patrício, Piccini, André Pinto, Mathieu, Jonathan Silva, William Carvalho, Bruno Fernandes, Gelson, Iuri Medeiros, Alan Ruiz, Bas Dost.